É quase impossível encontrar, na atualidade, empresas que não invistam em marketing digital. Na verdade, algumas têm essa prática como principal investimento para a manutenção das vendas de seu negócio. Os empresários que ainda resistiam a isso, foram forçados a mudar de ideia com a chegada da pandemia.
Com a necessidade de isolamento e distanciamento social, se as empresas não estivessem online, simplesmente não eram vistas por seus clientes. Apesar de isso ter ocorrido à força, os resultados foram positivos e o marketing digital passou a ser inserido de forma estratégica em inúmeras empresas.
E se você ainda não investe no marketing digital de seu empreendimento, hoje nós vamos te dar algumas razões para mudar isso agora mesmo. Continue lendo e confira!
Para garantir a presença digital do seu negócio
Se o seu empreendimento não está presente no mundo digital, você não só pode, como provavelmente já está perdendo clientes valiosos. E não estamos nos referindo apenas as redes sociais, o marketing digital vai muito além dessa estratégia e garante que seu negócio seja encontrado mais facilmente por potenciais clientes em diversos lugares.
Daremos apenas um exemplo, para que você compreenda a importância da presença digital. Vamos supor que você comercializa roupas esportivas. Nos últimos 90 dias o termo “roupa de academia” foi pesquisado entre 50 e 100 vezes no Google, em todo o Brasil, diariamente.
Se você não está presente no digital, perdeu muitos clientes nesse período, pois eles simplesmente não encontraram sua marca. No entanto, eles podem ter encontrado seu concorrente.
Para aumentar o alcance de clientes
Se você possui apenas loja física, provavelmente alcança com mais facilidade as pessoas que moram nas proximidades e aquelas que passam pela localidade. Caso ofereça um atendimento diferenciado, é possível que alguns clientes também cheguem por indicação.
O que queremos dizer com isso é que seu empreendimento tem um acesso limitado aos possíveis clientes e o marketing digital pode te ajudar a expandir isso.
Afinal, ele garantirá a presença da sua empresa no mundo digital e com isso centenas, milhares de clientes potenciais conhecerão seu negócio.
Para reduzir os custos do negócio
As estratégias de marketing digital não requerem grandes investimentos, não quando comparadas as estratégias do offline. Como no online é possível atingir um contingente maior de pessoas, isso também torna o retorno mais rápido e fácil. Por isso, é possível garantir também a redução de custos.
Para ter mais assertividade com o público-alvo
Além de facilitar o contato com mais clientes em potencial, o marketing digital te ajuda a encontrar os clientes corretos, aqueles que estão em busca do que sua empresa oferece. São várias as estratégias utilizadas para trazer mais assertividade e, consequentemente, mais vendas!
Para se destacar da concorrência
Apesar de ser uma estratégia muito assertiva e rentável, nem todas as empresas investem em marketing digital e quando o fazem, nem sempre isso é uma prioridade. Por isso, as empresas que levam essa estratégia a sério se destacam de seus concorrentes e atraem muito mais a atenção de novos clientes.
Na verdade, o diferencial de inúmeras marcas e empreendimentos é a forma como se posicionam digitalmente. Por isso, é seguro dizer que o marketing digital pode ser também uma estratégia de negócio que fará com que as pessoas lembrem de sua marca, sempre que pensarem no produto/serviço que você oferece.
Se tornar referência é o objetivo de muitas empresas e o marketing digital pode ajudar a tornar isso possível.
Para conhecer melhor seu público-alvo
Além de te ajudar a encontrar seu público-alvo mais facilmente, o marketing digital também irá permitir que você o conheça melhor. Com isso, será possível criar estratégias mais assertivas para o aumento das vendas. Afinal, você saberá do que seu público gosta e como ele gosta.
Outro ponto é que com esse conhecimento é possível pensar em ações promocionais mais assertivas, pois o marketing digital permite que você conheça seu cliente a fundo. Com isso, todas as ações traçadas pela empresa têm mais chances de serem um sucesso!
Para se aproximar de seus clientes
Muito tem se falado sobre criar comunidades e o marketing digital é o principal responsável por isso. Mas afinal, qual a vantagem de construir uma comunidade para a marca? O que ocorre é que as comunidades garantem também a fidelização de clientes, o que por suas vezes irá gerar vendas recorrentes.
Mas, os benefícios não acabam por aí. Empresas que constroem comunidade fortes conseguem como consequência ter os chamados “lovemarks”, pessoas que realmente se identificam com todo ideal do empreendimento. Como consequência, essas pessoas se tornam também propagadoras do seu negócio.
A vantagem com isso é evidente, inúmeras pesquisas já foram realizadas e elas comprovam que a indicação é um dos fatores mais importantes para atrair novos compradores.
Você pode começar investindo pouco
O melhor do Marketing digital, é que não é preciso investir uma grande quantidade de dinheiro inicialmente. Muito pelo contrário, existem inúmeras empresas e profissionais que oferecem serviços por preços acessíveis.
É possível começar investindo pouco e com o retorno, você poderá expandir sua presença digital e também as estratégias pensadas para o online. Esse é um dos benefícios do marketing digital, ele é escalável e conforme sua empresa e seu faturamento aumentarem, é possível fazer o mesmo com as estratégias de marketing.
Com certeza, agora você tem motivos de sobra para investir no marketing digital e incluir sua empresa nesse universo. Temos certeza de que o retorno é garantido. Se você quer crescer seu empreendimento e se tornar referência em seu ramo, com o marketing digital isso será muito mais fácil.
Não sabe por onde começar? Procure por um profissional ou por alguma empresa focada em marketing digital, esse é um mercado em ascensão, então boas opções não irão faltar. As próprias redes sociais podem ser um ótimo lugar para você realizar essa busca.
E se além de expandir suas vendas, você também deseja melhorar a gestão e controle do seu empreendimento, nós podemos te ajudar! Aqui na Ganso nós temos soluções para quem trabalha com o varejo tanto online, quanto offline. Clique aqui e conheça mais sobre!
Fontes: https://www.nuvemshop.com.br/blog/por-que-investir-em-marketing-digital/