GESTÃO DE NEGÓCIOS

Namorados: Dicas para Aumentar as Vendas do Seu Supermercado

08 de Junho, 2023
Escrito por Ganso Sistemas

O Dia dos Namorados vem chegando, e com ele, uma grande oportunidade de faturar mais e até fidelizar clientes do seu supermercado. Afinal de contas, de acordo com dados obtidos em uma pesquisa da NielsenIQ*, consultoria especializada em dados de mercado, o brasileiro pretende compensar os anos anteriores (afetados pela pandemia) gastando mais para celebrar o amor este ano.

Segundo pesquisa 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados. De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.

Esta informação é animadora, pois revela muitas oportunidades para diversos segmentos. Especialmente para os supermercados, que podem abordar algumas dores dos clientes para ganhar vantagem e conquistar uma fatia do orçamento dedicado ao Dia dos Namorados este ano.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a gente na leitura deste artigo! A seguir você vai conhecer as melhores dicas de como preparar campanhas no seu supermercado para bombar no Dia dos Namorados 2023!

Comece olhando para o seu estoque

O primeiro passo é analisar o seu estoque. É a partir das informações sobre mercadorias que têm boa saída nesta data que você vai saber como se preparar para criar campanhas de alto retorno.

Crie uma lista de produtos que podem ter a venda alavancada neste ano, e confira quais deles precisam de reposição para que você possa ter mais vendas em setores estratégicos. Veja a seguir alguns exemplos de produtos com potencial de maior saída:

• Queijos;

• Vinhos, gin, espumantes e outras bebidas;

• Bombons e chocolates;

• Castanhas;

• Morangos, uvas e kiwis;

• Preservativos;

• Flores;

• Produtos de perfumaria.

Entender como está o volume destes itens e quais opções de produtos vêm com marcações comemorativas vai te ajudar a preparar a sua loja e montar as demais ações para o seu supermercado no Dia dos Namorados.

Organize o Ponto de Vendas e aposte no cross-seling

Você sabia que o seu cliente toma 70% das decisões de compra na frente das gôndolas? Esta informação revelada pela pesquisa “A Hora Certa de Ativar o Shopper”**, conduzida pela Nielsen, mostra o quão importante é valorizar suas estratégias de Trade Marketing para obter máximo retorno no seu supermercado, especialmente durante as datas comemorativas.

Por isso, para vender mais no Dia dos Namorados, monte estandes decorados que reúnam produtos para o cliente levar juntos. Veja algumas sugestões de mercadorias que podem ficar na mesma seção promocional, para aumentar o ticket médio:

• Frutas (morangos, uvas e kiwis) com leite condensado, creme de leite ou chantilly e bebidas espumantes;

• Queijos próximos de vinhos, geleias e frios;

• Ingredientes para o preparo de pratos especiais e finos, como massas, queijos diferenciados, azeites, etc.

• E claro: chocolates e flores próximos a qualquer uma destas categorias de produtos.

Monte kits temáticos

Outra forma de dar um empurrãozinho no processo decisório do seu cliente é montar kits especiais para o Dia dos Namorados. Soluções que possam facilitar a vida de quem quer preparar uma experiência especial, ou deixou o presente para a última hora.

Algumas ideias são:

• Cestas com vinhos, bombons, castanhas, queijos, frutas e outros mimos deliciosos. Você pode montar pacotes diferentes, com valores e produtos variados. Uma boa ideia é incluir presentinhos, como ursinhos, velas perfumadas, canecas, etc.

• Tábuas de charcutaria: as tábuas de charcutaria estão em alta e são muito instagramáveis. Monte tábuas bonitas compostas por frios, patês, torradas, utensílios e bebidas, prontas para o cliente consumir.

• Kits de presentes: se você tem uma seção de higiene pessoal e perfumaria bem completa, pode montar kits de presentes com colônias, sabonetes, sais de banhos e outros produtos. O mesmo vale para outras categorias que possam ser presenteáveis.

• Cestas de piquenique com bebidas, alimentos, utensílios, taças, toalha, etc.

Aposte no marketing de experiência

Um passo fundamental para levar seu cliente a adquirir produtos para o Dia dos Namorados é criar uma experiência que o inspire. Colocar ele no clima, sabe?

Para fazer isso, invista em uma decoração bonita e romântica, especialmente nos locais onde oferecer produtos ou kits temáticos. Outra boa ferramenta para aclimatar o ambiente é tocar uma playlist de canções de amor.

Em toda a loja, substitua os splashs e as placas tradicionais por outras em formato de coração.

Solucione um problema do cliente

O grande segredo para vender é solucionar uma dor, um problema. E o seu supermercado pode resolver um problemão que aparece no dia dos namorados: as filas e os estabelecimentos cheios na data, que não são nada românticos.

Assim, junto com seus kits e promoções, planeje uma comunicação que mostre como o seu estabelecimento ajuda a contornar este problema. Convide seu cliente a fugir dos restaurantes lotados, das longas esperas, dos pedidos que vêm errado e a preparar um Dia dos Namorados muito mais romântico e intimista, com o auxílio dos seus produtos.

Distribua esta mensagem no PDV, nas redes sociais, no tabloide de ofertas e em quaisquer outros pontos de contato.

Crie uma promoção ou concurso

Para trair novos clientes ao seu supermercado neste Dia dos Namorados, você pode criar promoções especiais. Use a abuse das redes sociais para viralizar sua marca com concursos culturais e sorteios.

Por exemplo:

• Crie um concurso cultural e premie a melhor participação com uma cesta ou combo de piquenique para a data;

• Convide seus seguidores a publicarem fotos consumindo seus kits de Dia dos Namorados e presenteie a mais curtida com um vale-compras;

• Sorteie kits de Dia dos Namorados para clientes que atingirem um determinado valor em compras.

Comece agora e veja os resultados

Com estas estratégias você vai ver o ticket médio das suas vendas aumentar, além de atrair novos clientes para o seu supermercado. Mas lembre-se de registrar todos os investimentos e resultados para conseguir planejar ações de cada vez mais sucesso!

Precisa de um software para te ajudar a acompanhar o dia a dia do seu supermercado e o resultado das suas ações promocionais? Entre em contato conosco!

Confira os dados que citamos:

* CNN: Brasileiros pretendem gastar 74% a mais com presente no dia dos namorados em 2022

** Pesquisa Nielsen: A Hora Certa de Ativar o Shopper

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