GESTÃO DE NEGÓCIOS

Como a tecnologia tem transformado o varejo

13 de Agosto, 2024
Escrito por Ganso Sistemas

O varejo tem sido transformado ano após ano junto com a evolução da tecnologia. Mudanças e avanços acontecem e acontecerão continuamente e em velocidades cada vez maiores. Não seria demais dizer que o varejo está se transformando em algo completamente novo e que seu modo de correlação com os consumidores foi completamente redefinido.

A tecnologia criou um leque de novas oportunidades nunca antes imaginadas para o setor graças a uma série de atributos que facilitam a vida e a rotina das pessoas e empresas.

Por isso nesse artigo vamos abordar como a tecnologia tem transformado o varejo, e como você amigo empresário pode utilizá-la a seu favor.

Vamos mostrar como a tecnologia tem atuado diretamente na evolução do varejo, apresentando as principais tendências que estão moldando o futuro do setor.

Não dá para ficar de fora, concorda? Então, boa leitura!

A transformação digital no varejo

O impacto da digitalização na era do varejo

Embora seja uma análise – até certo ponto – introdutória, ainda não podemos falar sobre tecnologia sem falar em digitalização. Afinal, ela trouxe uma porção de benefícios para o varejo, desde a automação de demandas administrativas até melhorias em várias questões que envolvem a experiência do cliente.

Com a implementação de um sistemas de gestão, por exemplo, as empresas hoje conseguem gerenciar estoques, controlar vendas, monitorar desempenho e muito mais, tudo de forma automatizada. Hoje, processos como gestão de pedidos e procedimentos de vendas são muito mais eficazes graças a esse avanço tecnológico.

A importância da presença online

Aqui outro ponto muito importante! Como falar em tecnologia sem falar dela, a internet?

Hoje sabemos a importância que a internet tem em nossas vidas. Muitos nasceram com esse facilitador já sendo parte do dia a dia e acompanhou a evolução dessa ferramenta que veio a ser primordial para moldar a sociedade em que estamos atualmente. Vimos impérios da internet surgindo, grandes empresas emergindo em um mercado bilionário. Então sabemos bem o poder que a internet têm, ter uma boa presença é questão de sobrevivência para todos os varejos.

Ter um site que atenda as exigências para a melhor utilização em dispositivos móveis, por exemplo, é uma ótima forma de garantir que seu site esteja alcançando de forma eficaz o seu possível cliente na internet.

Os marketplaces atuam como um amplificador do alcance da sua marca, trazendo a possibilidade de vender para uma alcance maior. Mais oportunidades de fechar negócio com o cliente. Mais chances de vender aquele produto com oferta reduzida em sua localidade.

Entenda como o Sistema Ganso integra com mais de 30 marketplace de forma automatizada

Estabelecer uma presença online forte também facilita a coleta de dados sobre comportamento e tendências do consumidor, auxiliando os varejistas a personalizar ofertas e otimizar a experiência de compra com base em análises mensuráveis.

Tecnologias que estão moldando o varejo

Marketplaces

O meio digital e os marketplaces revolucionaram o modo como a sociedade interage com o mundo e isso também se aplica ao ato de comprar e vender produtos. Plataformas como a Amazon, Mercado Livre e Shopee são bons exemplos de empresas que transformaram esse mercado ao oferecer uma plataforma marketplace quase ilimitada de produtos com entregas personalizadas e uma jornada de compra prática.

Tudo isso transformou o consumidor, que já era exigente, agora está com expectativas altas para comprar. Hoje, empresas do varejo, sejam grandes ou pequenas, precisam se adaptar a essa realidade para prosperar ao atingir um público cada vez maior e mais conectado e exigente. Estar presente no comércio eletrônico é estar, efetivamente, no mesmo lugar em que os seus clientes estão.

E isso faz toda a diferença.

Automação e inteligência artificial

Já falamos um pouco sobre como a automação tem sido importante para o varejo. Ao automatizar tarefas que antes dependiam de esforços manuais e eram demorados, como reposição de estoque e processamento de pedidos, o seu negócio cria uma dinâmica que permite aos gestores se concentrarem em atividades estratégicas.

A inteligência artificial é a “queridinha” do momento. A recente explosão de IAs no dia a dia das pessoas e das empresas permitiu que o mundo abrisse os olhos para a grande quantidade de facilidades que ela pode trazer. No varejo, isso já vem sendo feito e o movimento só tende a crescer.

Seja por meio de chatbots e assistentes virtuais, ou ferramentas que otimizam processos com base em algoritmos, a IA já tem atuado no setor, auxiliando da descrição mais precisa de produtos, na definição de tendências de consumo, otimização de preços e ofertas e, principalmente, na ampliação da satisfação do cliente.

Big Data

Em primeiro lugar, vamos entender o que é Big Data. Ele refere-se a enormes volumes de dados gerados por diversas fontes, como redes sociais e smartphones. A diferença entre outros modelos de análises de dados é que, no Big Data, os dados coletados são muito complexos para serem processados por métodos tradicionais.

A análise de Big Data é uma inovação tecnológica poderosa que auxilia o setor do varejo por gerar insights valiosos, identificar tendências e melhorar a tomada de decisões no dia a dia da operação.

As soluções de gestão da Ganso Sistemas incluem ferramentas avançadas de análise de dados que simplificam a análise de desempenho da sua empresa, ampliando a eficiência da sua gestão, como Análise ABC, Análise de Fluxo de Caixa, Vendas e Estoque.

Experiência do cliente no centro da transformação

Personalização e atendimento ao cliente

Oferecer um serviço personalizado é um dos fatores mais decisivos na hora de reter os seus clientes e construir uma relação de lealdade. Afinal, o consumidor moderno deseja essa personalização e espera que as empresas conheçam suas preferências. E, nesse ponto específico, a tecnologia pode ser uma aliada extremamente valiosa.

A inteligência artificial e as análises de Big Data, já citadas anteriormente, contribuem com essa personalização ao identificar padrões complexos de comportamento e fornecer caminhos assertivos para impactar o seu público.

Além disso, o atendimento personalizado também é um vetor importante da experiência do cliente e pode ser otimizado significativamente com o auxílio da tecnologia.

Omnicanalidade e a integração dos canais de venda

Ao falarmos de métodos para criar um bom relacionamento com seus clientes, a metodologia omnichannel não ficaria de fora. Afinal, essa abordagem é responsável por integrar todos os pontos de contato do cliente — online e offline — proporcionando a eles uma experiência contínua, confortável e ágil com a sua marca.

Muitas vezes, a jornada de compra é iniciada online por meio da pesquisa, comparação de preços e, por fim, da tomada de decisão. Quando os seus canais estão integrados e você possui uma estratégia omnichannel eficiente, o seu cliente é guiado em todas as etapas do processo e tem muito mais chances de escolher o seu negócio para realizar sua compra.

Lembre-se: o cliente moderno não está predisposto a encontrar muitas barreiras em sua jornada. Quanto mais integrados estiverem os canais do seu negócio, mais chances você terá de se destacar.

Logística e sistemas de gestão aprimorados

Uso de sistemas de gestão

Se até aqui falamos muito sobre como a tecnologia aprimora o processo de vendas e a satisfação do cliente, agora vamos adentrar um pouco mais nos processos internos de qualquer negócio varejista.

Graças à tecnologia, hoje há sistemas de gestão para o varejo que realizam uma ampla integração entre todos os setores da sua operação. Essa inovação automatiza processos e torna a rotina de um gestor do varejo muito mais simples e eficaz.

É nesse ponto em que o Sistema Ganso atua. Afinal, somos uma empresa especializada em promover soluções para o varejo, e o Ganso é o nosso sistema de gestão responsável por realizar com excelência tudo o que compete a um software desta natureza. Quer conhecer mais sobre o Sistema Ganso, basta clicar aqui.

Tecnologias de Classificação Tributária

Além de um sistema para gerir internamente o seu negócio, que tal otimizar o rastreamento e a entrega dos seus produtos?

Essa é mais uma vantagem para o varejo alcançada com o auxílio da tecnologia. Hoje em dia, é possível ter uma gestão de entregas mais eficiente por meio de ferramentas que permitem ao varejista ter total controle dos produtos que saem de sua loja, desde a escolha da melhor rota até o acompanhamento do status da entrega em tempo real.

Quer ver na prática como isso funciona? O Ganso é uma solução que entrega precisamente o que se espera de uma tecnologia com essas características. Para conhecer todas as suas vantagens, basta clicar aqui.

Além de melhorar a precisão das entregas, isso também amplia a transparência entre o seu negócio e os seus clientes.

Futuro do varejo: tendências emergentes

Realidade aumentada e virtual

Além da inteligência artificial, que está longe de reduzir seu ritmo de evolução, também podemos destacar algumas outras tendências que prometem ganhar cada vez mais espaço no varejo. As ferramentas de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) estão entre elas.

Com esses dispositivos, cada vez mais, os clientes poderão experimentar os seus produtos antes mesmo de efetuar a compra — sem precisar sequer sair de casa.

Embora não se aplique com o mesmo grau de impacto a todos os setores, em alguns isso é um verdadeiro divisor de águas. Por exemplo, se você possui uma loja de material de construção, há soluções em que o cliente testa, virtualmente, a aplicação de cores em seu imóvel, podendo, assim, realizar a compra com muito mais segurança e tranquilidade.

E, veja bem, esse é apenas um exemplo das inúmeras possibilidades que essas inovações podem gerar.

Internet das Coisas (IoT) no varejo

A Internet das Coisas (IoT) está revolucionando o varejo ao conectar dispositivos e sistemas para coletar e compartilhar dados em tempo real. Sensores IoT podem monitorar o estoque, prever necessidades de reposição e até ajustar automaticamente a iluminação e temperatura das lojas para melhorar a experiência do cliente.

Além disso, dispositivos IoT permitem que os varejistas acompanhem o comportamento dos clientes dentro das lojas, como as áreas mais movimentadas, oferecendo ótimos insights para a personalização do atendimento e otimização do layout da loja.

A evolução do varejo é agora!

Em suma, podemos concluir afirmando que a evolução do varejo não está mais batendo à sua porta: ela já entrou na sua loja e está só esperando por você.

Adaptar-se às novas tecnologias não é mais uma opção, mas uma questão de sobrevivência no mercado varejista.

Acompanhar as tendências e investir em soluções tecnológicas avançadas é crucial para qualquer empresa de varejo que deseja crescer e se destacar. A transformação digital, como vimos, não só melhora a eficiência operacional, mas também eleva a experiência do cliente a novos patamares, garantindo a fidelidade e a satisfação dos consumidores.

A Ganso Sistemas é uma grande aliada, sendo uma ferramenta completa capaz de alancar o seu comércio e proporcionar a transformação digital que sua empresa precisa. Com mais de 20 anos de experiência no varejo, nossas soluções são desenvolvidas para atender às suas principais necessidades tecnológicas, colocando o seu empreendimento sempre um passo à frente.

Que tal conhecer todas as nossas soluções? Basta acessar nossa página de produtos e serviços clicando aqui.

E LEMBRE-SE: Com as ferramentas certas, você pode otimizar o seu tempo e investimento naquilo que realmente importa para sua empresa. Promova a transformação digital em sua empresa, evolua e navegue pelos mares do varejo de forma seguro e confiante.

E aí, gostou desse artigo e quer mais dicas para o sucesso do seu negócio? Acesse a página principal do nosso blog, selecione o segmento de seu interesse e cadastre-se agora para começar a receber conteúdos selecionados da Ganso Sistemas gratuitamente. Até a próxima!

Campo Grande - MS

Av. Afonso Pensa, 2386 10° Andar
Edifício Dolor de Andrade
Fone: (67) 3027-9600

Cuiabá - MT

Av. Historiador Rubes de Mendonça, 1731
Centro Empresarial Paiaguás
Fone: (65) 3056-2151

Uberlândia - MG

Av. Nicomedes Alves dos Santos, 1205
World Business Center
Fone: (34) 2589-2035

Nova Andradina - MS

Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1050
Centro
Fone: (67) 3449-2000

Dourados - MS

Av. Marcelino Pires, 1740 9° Andar
Edifício June
Fone: (67) 3423-2101
2022 | Ganso Sistemas Ltda | Todos os direitos reservados